10 Passos para Vencer o Estresse e Estudar Melhor para Concurso

como estudar melhor 10 passos que vão te ajudar a vencer o estresse e estudar melhor para concurso em 2017

10 passos que vão te ajudar a vencer o estresse e como estudar melhor para concurso em 2017

A ansiedade e o estresse são grandes barreiras para quem está se preparando para um concurso público e ainda mais em tempos de crise econômica. Como Estudar Melhor para Concurso?

A tendência é que por causa da crise no mercado de trabalho brasileiro o número de candidatos para concursos continue crescendo ano após ano.

A trajetória de preparação requer investimento de tempo, dedicação de como estudar melhor e esforços extras, o que leva o candidato a ter uma rotina desgastante e a lidar com muita pressão psicológica.

Fatores que contribuem para desenvolver e manifestar sintomas de estresse e esgotamento físico, mental e emocional. E muitos candidatos acabam desistindo e não conseguem aprender como estudar melhor. São derrotados pelo estresse e ficam no meio do caminho.

Como superar essas barreiras e não desistir do seu tão sonhado cargo público? Confira 10 passos que vão te ajudar a vencer o estresse e conseguir estudar para concurso para ser aprovado ainda em 2017:

1.     Visualize seu sonho

Um dos principais erros dos concurseiros é seguir o fluxo do calendário, se inscrever para editais de concursos públicos e se esforçar ao máximo até ficar esgotado, porém sem considerar o que o motiva.

O primeiro passo para você ficar animado, motivado e vencer o estresse, é visualizar seu sonho com clareza.

Reflita e responda estas questões:

  • Você tem consciência de onde quer chegar?
  • Quando você for aprovado no concurso publico, o que esta conquista vai te trazer?
  • Quais mudanças positivas virão com sua conquista?
Faça o seguinte exercício de visualização:

Feche os olhos e visualize o momento em que já terá conquistado seu cargo público. Visualize o cenário, o local, ambiente, pessoas, como você está, com quais pessoas você está comemorando. Permita-se sonhar. J

Se você fosse tirar uma fotografia desse momento, como seria essa foto?

Recorra à lembrança dessa fotografia nos momentos que bater aquele cansaço natural da jornada. Isso irá motivá-lo e lembrá-lo de que os seus esforços valem à pena!

2.     Proteja sua mente

Muitas vezes você é contagiado pela negatividade e nem percebe, por isso proteja sua mente, cultive os seguintes hábitos para blindar sua mente:

  • Reduza o tempo de exposição à telejornais sensacionalistas;
  • Afaste-se de pessoas pessimistas e que só reclamam, evite conversas negativas;
  • Expresse gratidão em suas atitudes e lembre-se do que já conquistou, comemore seus avanços e os valorize.

3.     Planeje seus estudos

planeje o estudo - como conseguir estudar melhor para concurso

Uma das grandes fontes de estresse dos concurseiros é não conseguir administrar seu tempo e suas atividades diárias. Como conseguir estudar melhor?

Para evitar esse erro, planeje seus estudos. Elabore um cronograma personalizado por você, considere sua personalidade, seu ritmo de aprendizado e sua rotina de compromissos fixos.

Estabeleça metas de estudo de acordo com os concursos que pretende prestar, mas tenha em mente que não será a meta que irá fazer você ser aprovado no concurso, e sim a repetição de processos e passos diários de estudo.

4.     Aprenda a priorizar

Enfrentar uma lista de disciplinas e temas para estudar pode ser difícil. Mas se você planejar seus estudos em blocos de tempo e se concentrar nos temas mais importantes primeiro seus resultados serão melhores.

O que não for realmente muito importante você coloca uma data e prazo para iniciar, com isso você libera sua mente para focar no presente e isso irá reduzir o estresse, pois te manterá em movimento.

5.     Elimine distrações

As distrações podem te levar a cometer mais erros, gerar mais estresse e te levar a repetir tarefas para corrigi-las. Se você já não tem tempo para fazer uma vez, imagine ter que fazer duas vezes a mesma coisa?

Para evitar perder tempo e energia elimine as distrações desligando-se das redes sociais, desligando-se do telefone e focando sua atenção nas atividades que você planejou no seu cronograma de estudos.

6.     Considere os imprevistos

Você pode até ter um cronograma de estudos organizado, mas se assumir muitos compromissos lotando sua agenda ao máximo poderá ficar ainda mais ansioso e estressado.

Permita-se ter espaços livres na sua agenda para imprevistos, isso irá te ajudar a administrar melhor os problemas que surgirem no meio do caminho.

Link sugerido: como-vencer-o-estresse-conseguir-estudar-para-concurso-publico

7.     Não seja tão perfeccionista

Você não é um super herói e não pode ser perfeito em tudo. Na tentativa de ser perfeito e ao fazer tudo com um alto padrão de excelência você poderá bloquear sua criatividade e conseqüentemente gerar mais ansiedade e estresse.

Faça o que está no seu cronograma e ajuste o que não ficou tão bom.

>>Gerenciamento do Tempo: Método para ter mais FOCO nos Estudos

8.     Exercite-se

A prática regular de exercícios físicos traz vários benefícios para sua saúde, além de aliviar a ansiedade e estresse através da produção de serotonina (hormônio do bem estar), melhorar o sono, aumentar a habilidade de concentração e fortalecer o sistema imunológico.

Você precisa de mais motivos para se exercitar? Então, reserve espaço na sua agenda para se exercitar.

9.     Alimente-se bem

O que você come ou até o alimento que falta na sua dieta pode interferir no seu humor e no rendimento dos seus estudos. Cuide para que sua dieta alimentar inclua alimentos saudáveis e nutritivos. Vale até consultar uma nutricionista para te ajudar a elaborar um cardápio que te dará mais energia e disposição.

10.Descanse

Como conseguir estudar melhor e ainda descansar?

Permita-se ter pausas e intervalos durante seu cronograma de estudos. E faça isso sem se sentir culpado. Seu corpo e sua mente precisam de tempo para recuperar e até para armazenar as informações e consolidar seu aprendizado.

Valorize suas horas de sono e de lazer como horas indispensáveis do processo de conquista do seu cargo público.
Como você pôde perceber autoconhecimento, qualidade de vida e equilíbrio são fatores essenciais para sua aprovação num concurso público. Coloque as dicas em prática e persista em seu sonho!