Como Administrar o Tempo para Estudar? Técnicas de Gestão do Tempo

administrar o tempo para estudar

Um dos maiores desafios para quem quer ser aprovado num concurso público é conseguir administrar o tempo para estudar e conciliar com outras atividades.

Administrar o tempo e ser produtivo nos estudos não é ter uma lista de tarefas em uma agenda para você “ticar” ao final do dia, mas é a soma de técnicas de gestão do tempo, organização e foco.

Como colocar tudo isso  em prática?

Preparamos para você uma lista de como administrar o tempo para estudar e conquistar ótimos resultados nos concursos que pretende prestar.

1.     Tenha uma agenda e faça dela uma grande parceira

Usar uma agenda é fundamental para quem deseja administrar o tempo. Muitos concurseiros passam dias e meses com o sentimento de estarem perdidos entre tantos afazeres e poucas realizações.

Para você que está numa maratona de estudos, a agenda será uma grande aliada. Anote seus compromissos, período de inscrições dos editais, datas e locais de provas, e organize suas atividades diárias com espaços de tempo determinados: tempo para trabalho, estudos, pesquisa, ginástica, lazer etc.

2.     Livre-se de hábitos improdutivos

Se você realmente pretende iniciar sua maratona de estudos para conquistar um cargo público, o primeiro passo é eliminar hábitos improdutivos e adotar novos hábitos, que te tragam mais resultados positivos.

Alguns exemplos de hábitos improdutivos:

  • Se você estuda pela manhã e vai dormir de madrugada, provavelmente de ter muito sono durante a sua sessão de estudos de manhã, prejudicando seu rendimento.
  • Você determina que seja necessário 1 hora para estudar matemática, porém logo nos primeiros 5 minutos se distrai com as mensagens que acabou de receber no WhatsApp.

Os concurseiros que conseguem ótimos resultados nas provas de concursos públicos possuem foco e concentração naquilo que realmente importa. Identifique os hábitos improdutivos que estão sabotando seus estudos e elimine-os.

3.     Aprenda e use técnicas de gestão do tempo

Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto é aplicado por empresas em controle de qualidade, em engenharia de software e para gerenciar o tempo também.

O que você precisa saber deste princípio é a regra do 80-20: para ter cerca de 80% de resultados precisamos investir nossa energia em 20% de atividades.

Para aplicar o Princípio de Pareto para adminstrar seu tempo para estudar identifique as atividades chaves (cerca de 20%) e priorize estas atividades. Execute estas tarefas nas horas que você tem mais disposição e foco, assim você estará garantindo 80% dos seus resultados positivos nos estudos.

Técnica Pomodoro

A Técnica de Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que consiste na utilização de cronometro para dividir as atividades em períodos de 25 minutos com intervalos pequenos entre cada período.

Para aplicar esta técnica de gestão do tempo sugerimos que você organize seus estudos com blocos de tempo de 50 minutos com foco total e faça 10 minutos de intervalo. Aproveite o intervalo para tomar água, se alongar e fazer um lanche. Seu rendimento irá aumentar, experimente!

Você pode colocar um cronometro ou timer para marcar o momento de intervalo. Hoje há vários aplicativos baseados na Técnica de Pomodoro que você pode usar para administrar seu tempo para estudar.

Você também vai se beneficiar com esses 3 passos para você ser mais produtivo e conquistar mais resultados nos estudos.

Gostou destas técnicas de gerenciamento do tempo para otimizar seus estudos?

Compartilhe estas dicas com seus amigos e familiares, assuma o compromisso com eles de aplicar estas técnicas, eles vão te ajudar a ter mais foco e ganhos em produtividade!

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