Publicado Edital para Concurso de Diplomata –  2017

Concurso de Diplomata 2017 - Edital Publicado

Concurso de Diplomata –  Remuneração inicial de R$ 16.935,40.

Ótima notícia aos candidatos quem almejam o concurso de diplomata.

O Ministério das Relações Exteriores publicou o Extrato de Contrato e o EDITAL Nº 1, DE 13 DE JUNHO DE 2017, no DOU Nº 113, de 14 de junho de 2017, para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática – CACD.

Serão oferecidas 30 vagas na classe inicial de Terceiro Secretário, com Remuneração inicial no Brasil: R$ 16.935,40 (valor bruto).

Além disso o certame será realizado em três fases:

a) Primeira Fase: prova objetiva, constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público, de caráter eliminatório, que habilitará os candidatos a se submeterem às fases seguintes. Referida fase será realizada nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal.

b) Segunda Fase:prova escrita de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, ambas de caráter eliminatório e classificatório;

c) Terceira Fase:provas escritas de História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

A Segunda e Terceira Fases serão realizadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase.

CARGO E PERFIL PROFISSIONAL

A aprovação no concurso habilitará o candidato ingressar em cargo da classe inicial da carreira de Diplomata (Terceiro Secretário), de acordo com a ordem de classificação obtida e com o número de vagas oferecidas. Também da direito ao candidato matricular-se no Curso de Formação do Instituto Rio Branco, cuja conclusão se constitui condição essencial para a confirmação do servidor no Serviço Exterior Brasileiro.

Atribuições do Cargo

O candidato aprovado no Concurso de Diplomata e empossado desenvolverá atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

Requisitos básicos para a investidura no cargo:
  1. cumprir as determinações do edital de abertura;
  2. ter sido aprovado no concurso;
  3. ser brasileiro nato, conforme o artigo 12, § 3º, inciso V, da Constituição Federal e o artigo 36 da Lei nº 11.440/2006;
  4. estar no gozo dos direitos políticos;
  5. estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  6. estar em dia com as obrigações eleitorais;
  7. apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de a graduação ter sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do artigo 48 da Lei nº 9.394/1996;

Conforme mencionado, serão oferecidas 30 vagas, das quais 20% serão providas na forma da Lei nº 12.990/2014 e 5%, na forma do § 2º do artigo 5º da Lei nº 8.112/1990 e do Decreto nº 3.298/1999 e suas alterações.

DA PRIMEIRA FASE

A prova objetiva da Primeira Fase será constituída de 73 questões, sendo

A prova objetiva será aplicada nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal, na data provável de 13 de agosto de 2017, em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 9 horas e 30 minutos, com duração de 3 horas; e o segundo, iniciando-se às 15 horas, com duração de 3 horas.

Cada questão será composta com 4 itens para julgamento.

DA SEGUNDA FASE (PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LÍNGUA INGLESA)

Serão convocados para a Segunda e Terceira Fases os classificados dentro dos quantitativos previstos no quadro abaixo, respeitados os empates na última colocação:

DA TERCEIRA FASE

As provas escritas da Terceira Fase do Concurso de Diplomata terão duração de 4 horas cada e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, nas datas prováveis de:

a) 6/10/2017: Prova de Política Internacional, iniciando-se às 9 horas;

b) 6/10/2017: Prova de História do Brasil, iniciando-se às 15 horas;

c) 7/10/2017: Prova de Geografia, iniciando-se às 9 horas;

d) 7/10/2017: Prova de Noções de Economia, iniciando-se às 15 horas;

e) 8/10/2017: Prova de Noções de Direito e Direito Internacional Público, iniciando-se às 9 horas;

f) 8/10/2017: Prova de Língua Espanhola e Língua Francesa, iniciando-se às 15 horas.

Será considerado aprovado no Concurso de Diplomata o candidato aprovado na Segunda e na Terceira Fase.

O cronograma e todas as informações adicionais sobre o concurso estarão disponíveis no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia.

>> Saiba sobre outros concurso